6 Pontos essenciais para aumentar a velocidade do seu site:

rapidez de site

A velocidade de carregamento de um site é muito mais importante que as pessoas imaginam. Esse tempo é contado apartir do momento que as pessoas clicam no link ou acessam o site digitando o nome do dominio no navegador.
Você sabia que a maioria dos sites perdem cerca de 30% do seu público por conta da demora na sua abertura?
É isso mesmo, a paciência não é algo muito comum para quem está navegando na internet, portanto um site que demora mais de 3 segundos para abrir pode espantar quase 1/3 dos seus novos visitantes dependendo do nicho/tipo de site segundo a ferramenta do Google (Teste meu site https://testmysite.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br que verifica a abertura do seu site mobile e com conexão 3G).
Cada 1 segundo a mais de espera para abertura do site gera queda em torno de 11% de acordo com pesquisas do Aberdeen Group.

otimizacao de site

01 Otimização de Imagens

A Um dos pontos mais importantes é a compactação das imagens. Existem imagens maravilhosas na internet livre para uso, porem deve-se verificar o peso (tamanho) de cada uma. Fazemos o possível para não utilizar imagens acima de 50 kb no site e procuramos trabalhar com artigos com poucas imagens.
Existem sites na internet que facilitam esse serviço como: http://compressjpeg.com/pt/ ou mesmo o tinypng, porem as técnicas mais usadas por webmasters é comprimir diretamente no programa de edição de imagens como o Photoshop ou até mesmo o Fireworks.

B Outra técnica muito utilizada que atende a maior plataforma de sites do planeta, que é o WordPress, é colocar plugins nos sites que fazem essa função, onde se destaca o Wp Smush.
C Outro plugin fantástico é o Lazy Load, chamado de carregamento preguiçoso pois carrega as imagens somente acima da dobra da tela (onde é visivel para o público), as outras imagens são

02 Aproveitamento do Cache

Uma outra forma que agiliza a abertura de um site é o aproveitamento do cache, ou seja, quando você entra em um site pela primeira vez, fica gravado em seu navegador (Google Chrome/Mozilla/Internet Explorer/Opera). Com isso nos próximos acessos ao mesmo site o carregamento é muito mais rápido, melhorando assim a experiência do usuário.

03 Inovação AMP

Já ouviu falar em AMP (Accelerated Mobile Pages)?
Essa é uma ferramenta fantástica indicada no site de teste de velocidades de sites do do Google: Page Speed Insights.
Pode ser usado o plugin WordPress que gera uma versão (AMP) do seu site para navegação Mobile. Essa versão é de navegação instantânea, portanto a velocidade é fantástica. O ponto negativo fica por conta de ser uma versão do seu site onde não há espaço para muitas firulas, portanto esqueça as imagens de Sliders, efeitos cada vez com menos valor, que são usados para impressionar o seu público. Um site rápido e com a navegação intuitiva vai fazer a diferença nesse caso e ajudar o cliente a navegar com maior facilidade.

04 Utilização de CDN

Cdn (Contend Delivery Network), ou seja, rede de entrega de conteúdo.
Imagina que você está no Brasil e o servidor do seu site está na Alemanha. Caso o servidor de hospedagens do seu site seja rápido ele irá demorar menos de 2 segundos para fazer o carregamento.
Porem 2 segundos é uma eternidade para se consumir somente com o servidor para a abertura de um site, imagine-se na Formula 1, onde cada segundo é valioso e pode fazer toda a diferança no final da corrida.
As Cdn s são grandes redes de servidores que funcionam em todo o planeta.
Dessa forma habilitando o seu site em uma CDN o servidor mais próximo do seu público será utilizado para reduzir para o tempo mínimo de carregamento.

05 Excesso de Plugins WordPress

A plataforma de sites WordPress é fantástica. A facilidade em se construir sites com milhões de possibilidades é Gigantesca. Porem existe uma barreira que faz com que muitos desenvolvedores não gostem dessa plataforma, são os famosos plugins ou complementos.
Existem todo o tipo de plugin que você possa imaginar, portanto escolha os essenciais e verifique qual é o impacto de cada um via outro Plugin, o P3, não esqueça de desabilitar o mesmo após o uso.

06 Escolha do Servidor de Hospedagem

Por melhor que seja a sua CDN, você irá depender de um servidor de Hospedagens de qualidade. Portanto evite usar essas hospedagens compartilhadas, chamadas também como ilimitadas, porem caso você tenha um site lento e com muito conteúdo, a primeira coisa que essa empresa de hospedagem vai fazer é derrubar o seu site, após qualquer tipo de problema.
– Saiba o que você está contratando, qual é o espaço que você tem para cada site.
– Procure empresas especialistas em WordPress se for esse o seu caso. (Wp Engine e SiteGround) são duas indicações ouro.
Para verificar se o seu site está rápido ou lento é interessante que você conheça os seguintes sites:
– Page Speed Insight
– Pingdom Tools
– Gt Metrix
Vá fazendo alterações e testando o seu site até que esteja o mais rápido possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *